Trilha sonora:
O sal da terra, documentário franco-brasileiro sobre a vida de Sebastião Salgado concorre ao Oscar. Competindo com Citizenfour, Finding Vivian Maier, Last days in Vietnam, Virunga. O filme é do filho de SS Juliano Salgado com o diretor alemão Win Wenders. Domingo, 22, de Los Angeles.
Lélia e Sebastião, casal do Brasil possível. Arregaçaram as mangas e foram à luta. Em 1998, criaram o Instituto Terra. Na sequencia, a primeira RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural) em área degradada da mata atlântica, Aimorés, Minas Gerais. Tudo se irradia da fazenda Bulcão, onde SS passou infância e juventude. Nas duas imagens, de 2001 e 2011, degradação e recuperação.
Olhos D’Agua é o projeto que está recuperando e protegendo nascentes em fazendas, pequenas propriedades, vilas, da região do Vale do Rio Doce. Iniciativa fundamental nesse momento em que o país acordou para a falta e desperdício de água. Mata Nativa é mais um projeto do Instituto Terra. Com dois milhões de mudas plantadas. E vem com mais 200 mil mudas das quais 100 espécies da mata nativa. Estudantes, comunidade, ativos na preservação e recuperação
No ano 2000 o Rio Doce foi desviado por nove quilômetros, para a construção da Usina Hidrelétrica Eliezer Batista (pai de Eike Batista, bilionário da era Lula/Dilma). Da aventura e crime ambiental:
“Onde antes eram as corredeiras, é um leito praticamente seco, cheio de pedras, lixo e pernilongos, com um filete de água correndo indeciso por um estreito canal”
O sal da terra. Juliano Salgado:
“Esse filme tem uma mensagem muito forte para passar. Por ele, a gente vê as coisas através dos olhos do Sebastião, consegue arrumar um jeito de ter esperança apesar dos problemas e do pessimismo.
É uma idéia de que é possível fazer um amanhã melhor. É uma sorte termos sido indicados e poderrmos compartilhar essa mensagem com mais pessoas”.
Com Sebastião Salgado, todo dia é Dia do Brasil.
Carnaval 2015
Parabéns aos brasileiros e amigos de outras nacionalidades que organizam e promovem o carnaval brasileiro no exterior.
Divulgue. Encaminhe www.diadobrasil.com.br. Para melhor visual zoom 125. Envie imagens, noticias, eventos, seu e-mail, para jotalvesnymt@gmail.com. Ver Jota Alves/FACEBOOK.