Trilha sonora:
Dedico este odiadobrasil.com aos diplomatas, aos funcionários, a todos, os que servem ao nosso país no exterior. È sabido que as nossas instituições passam por colapso de gestão. Perdem sua base moral e cívica. Sofrem ataques ideológicos da esquerda negativa, idealizadora da mais alta escalada de corrupção na história do Brasil.
Brazilian Diplomats Complain They Can’t Pay Their Bills Abroad.
Mas, tudo deveria ter um limite. Descarnar, desmoralizar, ofender, humilhar, as representações do Brasil no exterior é uma afronta à bandeira que nos identifica pelo mundo afora. O governo atolado em crise fala em buscar investimentos para a retomada do crescimento.
Para atrair investimentos novos é preciso passar confiança. Oferecer credibilidade apenas no marketing é propaganda enganosa. Crédito se conquista com boa imagem. E esta depende da qualidade profissional, técnica, de embaixadores, funcionários. E da seriedade e qualidade dos serviços prestados por nossas missões.
Imagine uma embaixada que não paga a conta da internet, água, luz. Funcionários à míngua. A péssima imagem não é desta ou daquela embaixada, de consulado. È DO BRASIL. Em trinta anos no exterior, direta ou indiretamente, em contato com as nossas missões, nunca vi tamanha degradação e desrespeito a uma das mais sólidas e bem preparadas instituições do país: o Ministério de Relações Exteriores.
È fruto do esquerdismo infantil, negativo, corrupto, que detêm o poder? È proposital a desmoralização e o desmanche do Itamaraty? Quem (ou grupos) atrás desse ataque bem direcionado?
En las embajadas brasileñas falta luz y no hay más agua, dicen diplomáticos.
“Diplomatas brasileiros em Tóquio, Lisboa, na Guiana, Estados Unidos e em Benin, na África, enviaram telegramas ao Itamaraty nos últimos dias advertindo para estado de penúria nas representações do Brasil no exterior, que estavam prestes a sofrer corte de energia por atrasos no pagamento, além de estarem sem dinheiro para comprar papel para impressoras e materiais, pagar a conta do aquecimento, internet e outros”.
“Telegrama de Marco Farani, cônsul-geral do Brasil em Tóquio, e obtido pela Folha, informa: “Todas as contas de Serviços e Manutenção deste Posto do mês de dezembro/2014 encontram-se pendentes de pagamento, o que tem gerado insistentes cobranças dos credores e, em casos mais extremos, há o risco de suspensão de serviços essenciais à Chancelaria como internet, telefonia celular e fixa, eletricidade, serviço de franquia de correspondências e fotocópias, caso não seja possível quitar os débitos até o final de janeiro.”
“A embaixada em Tóquio recebeu notificação para corte de energia, porque a conta, de US$ 3.924, não é paga desde dezembro, conforme diz o embaixador André Corrêa do Lago em telegrama de terça (20), obtido pela Folha”.
“Na residência do embaixador em Lisboa, Mario Vilalva, o fornecimento de energia só não foi suspenso “porque a Embaixada entrou em contato direto com o gabinete do presidente da EDP [empresa de eletricidade local], conseguindo postergação do pagamento da fatura impreterivelmente até o dia 28 de janeiro”, conforme informa telegrama de 14 de janeiro. A dívida é de € 1734”.
“Na Guiana, o embaixador Lineu de Paula afirmava que a empresa de internet já havia prorrogado do valor devido até 18 de janeiro, mas que agora iria cortar o serviço por atraso. “Tendo em vista a possibilidade de que até o próximo fim de semana esta Embaixada fique sem comunicações com a SERE e eventualmente, sem eletricidade, e outro serviço básico nas próximas duas semanas muito agradeceria receber autorização para efetuar o pagamento das contas vencidas e a vencer com meus recursos para posterior reembolso.”
“No consulado brasileiro em Hartford, Connecticut, o cônsul-geral Cézar Amaral avisa em telegrama que “os serviços de internet, telefone, TV a cabo e alarme da residência já foram interrompidos há cerca de quarenta dias, em sacrifício de minha família, que passou o Natal sem serviços e agora aguarda o fim do aquecimento”.
No telegrama do dia 14 de janeiro, ele também reclamava que “o toner” [da impressora] está no final e o papel para impressão está acabando. Por outro lado, os materiais de limpeza da copa da Chancelaria já se esgotaram.”
“Uma circular enviada pelo Ministério das Relações Exteriores aos diplomatas no último dia 21 adverte que o governo enviará, para este mês de janeiro, recursos que só irão cobrir os salários e obrigações trabalhistas dos contratados locais das embaixadas e apenas parte dos pagamentos pendentes de outros meses”. (Folha de São Paulo)
As relações de trabalho e previdenciárias dos auxiliare locais das representações diplomáticas do Brasil no exterior são regidas pela legislação vigente no país em que ocorre a prestação de serviços, e não pela legislação brasileira. Portanto, sujeitas a ações legais por salários, pagamentos por prestação de serviços.
Diplomatas brasileiros uni-vos! É extensivo aos diplomatas aposentados. E neste momento degradante para a imagem do nosso país peço compreensão de brasileiras (os) para com os serviços diplomáticos.
Peço solidariedade aos que trabalham servindo ao Brasil pelo mundo. Nas embaixadas, consulados, missões, todo dia é Dia do Brasil. (JA).
O terceiro da esquerda para a direita com o embaixador Henrique Rodrigues Valle em Moscou. Na OEA em Washington. Com Sergio Correa da Costa embaixador do Brasil junto a ONU/NY.
Teste o seu BR
1. Onde nasceu Oswaldo Aranha e quais os postos que ele ocupou no exterior? Quem é Mangabeira Unger? Onde fica a embaixada do Brasil em Roma?
DICAS DE ADRIANA: Continua 500 dólares o limite de compras que você pode levar para o Brasil.
Evite ficar muito tempo na TV vendo novelas brasileiras. Elas não acrescentarão nada para o seu aprendizado cultural, moral. Aproveite o seu tempo no exterior para ver museu, biblioteca, centros de cultura. Cinema. Musicais. Faça cursos. Aprenda mais um idioma. Pratique esporte. Caminhe.
Pense bem antes de enviar dinheiro para investimento imobiliário. Consulte sobre agua, luz, escola, praça, parque, e principalmente, segurança pública.
Divulgue. Encaminhe www.diadobrasil.com.br. Mensagens, noticias, imagens, para ler na íntegra os textos opinativos, envie seu e-mail para jotalvesnymt@gmail.com. Ver Jota Alves/FACEBOOK.