Trilha sonora:
Joaquim José da Silva Xavier nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José ( Tiradentes) e São João Del Rei em Minas Gerais, no ano de 1746. Tiradentes ficou órfão de mãe aos nove anos de idade e de pai aos onze anos. Foi criado pelo padrinho na cidade de Vila Rica/Ouro Preto.
A Inconfidência Mineira foi um protesto pela libertação do Brasil no final do século XVIII. Em Vila Rica, e proximidades, eram extraídos ouro e pedras preciosas. Os portugueses eram os donos dessas matérias-primas e as comercializavam pelos países europeus, fazendo fortuna à custa das riquezas de nosso país.
Portugal cobrava impostos caríssimos (o quinto). A sociedade mineira contrabandeava ouro e diamante, além de atrasar o pagamento dos impostos. O descontentamento cresceu e foi chamada de Inconfidência Mineira, tendo como principais objetivos: buscar a autonomia da província; um governo republicano, ter São João Del Rei como a capital; conseguir a libertação dos escravos nascidos no Brasil; dar início à implantação da primeira universidade da região; dentre outros.
O Rei de Portugal decretou a prisão dos que protestavam.
Tiradentes, para defender seus amigos, assumiu toda a responsabilidade pelo movimento e foi condenado à morte e esquartejado para servir de medo exemplar aos que se atrevessem a lutar pela liberdade da colônia chamada Brasil.
Tancredo Neves morreu no dia 21 de abril de 1985, em São Paulo. Ele foi eleito presidente do Brasil, após 21 anos de regime militar.
Tancredo nasceu no dia 4 de março de 1910, em São João Del Rei (MG). Começou a carreira política como vereador da sua cidade natal. Eleito deputado estadual (1947-1951). Deputado federal em cinco legislaturas e senador (1979-1983). Ministro da Justiça de Getúlio Vargas (junho de 1953 a agosto de 1954).
Em setembro de 1961, assumiu como primeiro-ministro do governo parlamentarista de João Goulart, cargo que ocupou até 26 de junho de 1962. Em 1982, foi eleito governador de Minas Gerais pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).
Renunciou ao governo estadual em agosto de 1984 para disputar a presidência da república pelo colégio eleitoral, em janeiro de 1985. Venceu a eleição, mas adoeceu gravemente na véspera da posse. Morreu no dia 21 de abril de 1985. Mesmo sem nunca ter tomado posse, é oficialmente reconhecido como um dos ex-presidentes do Brasil.
21 de abril de 1960
O mineiro Juscelino foi acima de tudo um obstinado sonhador. Presidente do Brasil, com a capital no Rio de Janeiro, construiu a nova sede do país em tempo recorde. Inaugurando-a no dia 21 de abril de 1960.
Dicas de Adriana
A bela e venccedora Giselle despede-se das passarelas. Mas, continuará à frente de seus muitos negócios, filhos, maridão.
Tem gente que não merece de jeito nenhum receber a Medalha da Inconfidência@ A inflação subindo. A coisa ta preta na feira, super mercado, farmácia. Subiu tudo: gás, água, luz, transporte, comida, roupa, lazer. @ 2015 será osso duro de roer e 2016 será mais um ano de eleições@ Muito cuidado ao investir em imóveis, lotes, só faça se tiver plena confiança em quem te representa@ Guarde seus dólares, euros, pesos, libras, espere essa onda negra baixar@ Vem o Festival de Samba no Rio. Uma boa, já que a velha guarda do rock internacional está deitando e rolando com shows e mais shows. Os avós Rolling Stones anunciam nova turnê no patropi.
Em “Operação Retrato”, o carioca Gabriel Giucci escolheu três nomes de executivos envolvidos no escândalo de corrupção da Lava Jato para criar obras de arte. O dono da UTC Engenharia, Ricardo Pessoa, foi um dos selecionados para ter seu retrato. “Assim como outros pintores pintaram reis, rainhas, políticos e momentos históricos no passado, o artista também tem uma obrigação com o seu tempo e a responsabilidade de registrá-lo de uma forma interessante. Optei por certas fotos que transmitissem um sentimento mais pesado”, disse Giucci. O carioca pretende resgatar o gênero do retrato na arte contemporânea.
@Se vier a Sampa, cuidado, a dengue se alastrou@ Se decidiu ficar no exterior, vencer na vida, não perca tempo, aprenda mais um idioma, desligue a televisão, vá para museu, teatro, igreja, concerto, faça alguma atividade voluntária.
O fim do bloqueio comercial com Cuba vai ser bom para todo mundo, principalmente, para quem trabalha com turismo. Brasileiro é muito bem vindo à Havana. E as coisas por lá continuam com preços baixos.@ Troque mensagens com seus patrícios no FACE, e-mail, help each other@ Fale da história do Brasil para seus filhos@ Quando promover e divulgar negócios e cultura brasileira não confundir país com governo. O brasileiro famoso ou anônimo é quem mantêm a nossa boa imagem no exterior. Os políticos nos decepcionam e os governantes mancham a imagem verde e amarela mundo afora.
A gente sai do Brasil, mas, o Brasil não sai da gente
Teste seu BR
1.Sabe o nome do espião, dedo-duro, na turma de Tiradentes? 2. Qual a música preferida do presidente Juscelino? 3. Um sobrinho de Tancredo Neves foi candidato à presidência da República. O nome dele por completo? 4. Em que ano aconteceu o Primeiro Brazilian Day em Nova York?
“Estudando no colégio Elefante Branco fui eleito Vice Presidente da UESB (União dos Estudantes Secundários de Brasília). Na seqüência, Secretário Geral da Mocidade Trabalhista do Brasil. Participava dos encontros, discussões, daqueles momentos nacionais.
Conheci Tancredo Neves como Primeiro Ministro de Jango. Anos mais tarde, voltei a vê-lo em Nova York e no governo de Minas Gerais. Em Cuiabá, quando ele foi prestigiar a candidatura de Carlos Bezerra ao governo de Mato Grosso.
O Dia do Brasil nasceu de uma explosão de alegria e liberdade pelo fim da ditadura militar. O primeiro, eu dediquei a Tancredo Neves, verdadeiro guerreiro da democracia”.(Jota Alves)
Divulgue. Encaminhe www.diadobrasil.com.br para parentes, amigos, no exterior e do exterior. Envie mensagens, imagens, agenda de eventos, logo-marca, e-mail, para: jotalvesnymt@gmail.com. Ver também Jota Alves/FACEBOOK. Para melhor leitura zoom 125.