Os gregos criaram as Olimpíadas para unir seus patrícios. Os Jogos reúnem povos em disputas, mas, o objetivo principal é solidariedade e paz. O futebol cria rixas, mas, também momentos de grandeza humana como demonstrado e sentido pelos colombianos na tragédia motivada pela ganância e irresponsabilidade que mataram a equipe e dirigentes do Chapecó de Santa Catarina. Gracias, colombianos!
Dicas de Adriana
O ano 2016 sacudiu o Brasil. Reeleita, Dilma Rousseff teve que deixar a presidência da República. O presidente Michel Temer anuncia reformas há séculos prometidas. A operação Lava- Jato fechando o cerco em políticos, governantes. 2017 será ano de mais investigação e prisão.
70% dos tributos pagos pelo brasileiro são federais. Enquanto Inglaterra, Estados Unidos, França, em suas fundações republicanas resolveram a relação entre os 3 poderes estabelecendo regras para as Províncias ( Estados) o Brasil cinco séculos depois ainda não conseguiu firmar um Pacto Federativo que funcione.
Todos os estados estão falidos. Sem dinheiro para investimentos, sem dinheiro para pagar salários, governadores e prefeitos vão à Brasília mendigar recursos. O governo federal negocia, ajuda daqui e dali, e tudo continua pior.
Tivessem seguido o tipo federativo dos Estados Unidos no qual os estados têm autonomia financeira e jurídica o Brasil estaria em ritmo de progresso permanente. O Estado centralizador, Paizão, Safadão, asfixia e enfraquece o nosso país. (Na imagem, A Rainha Brasília) (Ver, Ou reformamos ou afundamos, em www.oreporternahistoria.com.br).
O Rio Grande do Sul é o estado mais endividado do Brasil. O Rio de Janeiro, o Rio Grande do Norte e mais dez estados em penúria financeira o que significa também pobreza social na saúde, educação, segurança pública. Investimentos em obras essenciais, nem pensar. Minas Gerais decretou calamidade financeira.
Com o preço das passagens aéreas nas nuvens caiu o movimento nos aeroportos. Em 4 semanas tivemos 9 mil casos de chikungunya. Sífilis e AIDS em aumento, principalmente, entre os mais jovens. Sobe o número de NEM- NEM (nem estuda nem trabalha) E também o número de zumbi celular. Mais tempo no cel menos tempo no estudo, menor a concentração no trabalho, pior a relação na família. Roubaram tanto no governo do Rio de Janeiro que não se fala nos desfiles das Escolas de Samba.
Repatriação
Informe-se: A Lei de Repatriação 13.254 pode penalizar brasileiros que jamais sacaram um centavo do Brasil. Ação para Repatriar dinheiro de propina, corrupção, lavagem, já em sua segunda etapa, não considera o trabalho, esforço, coragem, de brasileiros que batalham no exterior. Mas, considera alvo de repatriação toda conta bancária aberta no exterior no cadastro da qual o titular da conta tenha colocado endereço brasileiro.
Injustiça e desrespeito com quem trabalha duro para economizar. Imigrantes brasileiros remetem milhões para o Brasil permitindo pais, mães, irmãos, parentes, investirem em imóveis, negócios, em suas cidades. E não escondiam seus endereços e seus beneficiários no Brasil. Agora, vem essa Ação contra desonestos, corruptos, e coloca honestos e batalhadores na mesma panela.
Jornais, revistas, sites, associações, clubes, igrejas, empresas, ONGs, de brasileiros no exterior devem se manifestar, escrever para senadores, deputados, embaixadas. O governo brasileiro corroído por corruptos, bandidos, espertalhões, não pode simplesmente, na mão grande, penalizar, “roubar” 35% de brasileiros que NÃO TROUXERAM DINHEIRO DO BRASIL. Ganharam dinheiro no exterior. Mexam-se!
Enquanto o Brasil cobra 17,5% de multa por anistia e 17%,5 de juros nos valores lavados e depositados no exterior, Portugal cobra 7,5% para quem repatriar sem ser preciso manter bens em conta bancária em Portugal. Ou seja, o português ganha no exterior, repatria legalmente para investir, e continua com a sua conta no exterior. Forma inteligente de evitar transferência ilegal.
Belo gesto do Nacional de Medelín ao entregar o título póstumo da Libertadores ao time do Chapecó. O indiozinho Carlinhos, mascote do Chape é da tribo Condá que dá nome ao estádio do Chapecó.
Donald Trump o novo presidente dos Estados Unidos diz que pode rever as relações com Cuba, ou seja, manter o bloqueio comercial que estrangula a ilha do falecido Fidel Castro.
Dica da quinzena: Trabalhando? Adaptou-se? Filhos na escola? Estudando, ampliando seus conhecimentos? Namorando, amando? Pense duas vezes se quer mesmo regressar à sua cidade. Pense quatro vezes se quer voltar ao Brasil? Se puder e quiser vá passar o Natal e Ano Novo com a sua família, rever a vovó, e amigos, é bom. Mas, a maré tá alta. Muita indefinição. Dinheiro dífícil. 2017 não será fácil nem para os corruptos e espertalhões da política. Com neve ou sem neve, BOM NATAL, Feliz 2017!
Papai Noel em vários idiomas: Juliman na Dinamarca. Jizo no Japão. Em italiano Baboo Natal. Grandfather Frost, Babouska, Ded Maroz em russo. Joulupukki na Finlândia, Kertsman na Holanda. JulTomten em sueco. Father Christmas, Inglaterra. Santa Claus, Estados Unidos. Papa Noel, Espanha. Pére Noel, França. Kriss Kringle, Alemanha. Pai Natal em Portugal. Viejito Pascuero no Chile. Papai Noel, no Brasil.
A gente sai do Brasil, mas, o Brasil não sai da gente
Teste o seu BR
Em quais times brasileiros jogou Renato Gaúcho? 2. O poeta Ferreira Gullar, recentemente falecido, nasceu no Amazonas, Espírito Santo, Maranhão? 3. Qual a empresa brasileira patrocinadora do palco do Primeiro Brazilian Day, em 1985, NY? 4. Em que ano foi inaugurada a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro?
Trilha sonora:
Divulgue. Encaminhe www.diadobrasil.com.br. Imagens, eventos, e-mail, enviar para: odiadobrasiljny@gmail.com. Ver JotanymtAlves FACEBOOK. Ver também www.oreporternahistoria.com.br