O Carnaval do Brasil

Abril de carnaval, 7/4/2022

 Enquanto houver beleza: haverá cores, sons, alegria, e a energia positiva do Carnaval brasileiro. Que nós, em New York, promovíamos, e “vendíamos” como o maior espetáculo da Terra/a oitava maravilha do mundo. Foram 15 anos consecutivos no mais famoso hotel do mundo. Vitrines das mais famosas lojas da Quinta Avenida com decorações do Carnaval Made in Brazil. Nas TVs, Rádios, Jornais, noticias, espaços, que se pagos, custariam milhões de dólares. No Júri do Concurso de Fantasias: astros e estrelas do cinema, famosos da Música, Teatro, Esportes.

O nosso chamamento lotou aviões. Levou milhares ao Rio de Janeiro, a Salvador, para a fantástica experiência do carnaval. Muitos descobriram o abraço de novas amizades, novos amores, nos carnavais de Rua: de Minas Gerais, São Paulo, Recife…

    

É bom. Muito bom, ver estádios de futebol cheios. Crianças alegres, curiosas, com os gritos Fla x Flu no Maracanã lotado. O brasileiro sempre deu, dá, e dará, a volta por cima. Graças aos ícones de nossa produção cultural: carnaval e futebol.

“Em fevereiro, tem carnaval”, cantava Wilson Simonal.

O vírus chinês atingiu a infra das coisas e das pessoas. Revirou, mascarou, confinou, proibiu, destruiu, matou. Não tivemos o Brazilian Day em New York. Não tivemos os desfiles das Escolas de Samba em 2021.

A Mangueira, campeã de 2019. A Viradouro em 2020.

   

Naquela viagem ao Rio de Janeiro, no barracão da Mangueira, descobri o tempero, o gosto, o cheiro da “cozinha” de uma Escola de Samba. Fechei o convite, com respaldo da VARIG, e de seus diretores Oswaldo Trigueiros e Hélio Souza. Percussão, passistas, fantasias, músicos de carnaval, e dois expoentes da Mangueira: Jamelão e Beth Carvalho. Custou caro, mas valeu, fazer o salão nobre do Waldorf Astoria, ficar Verde e Rosa. Inesquecível promoção do Rio de Janeiro, do Brasil. ( 3. Jota Alves com o estandarte da Mangueira. 4. O sofisticado salão do Waldorf Astoria de Verde e Rosa.5. No palco Carnaval do Brasil. 7. Com Jamelão, o primeiro, a cantar o Hino Nacional, no Brazilian Day).

Em São Paulo: A Mancha Verde em 2019.  Águia de Ouro em 2020

 

Os desfiles em abril: São Paulo: 16, 21, 22, 23, 29.

No Rio: A Série de Ouro: 20 e 21.Desfile do Grupo Especial: 22 e 23. Dia 24, as Escolas Mirins. Dia 26: apuração dos votos. 30 de abril: o Desfile das Campeãs.

Em 1973, o Brasil construía usinas, estradas, universidades, hospitais, quando a crise do petróleo nos golpeou profundamente. Com repique em 1979. O mundo, mesmo sem um vírus, como o de hoje, passava por mudanças radicas. Terrorismo, guerras. A internet chegou para ficar, e mudar. E no turbilhão mundial, o Brasil seguia sendo o oásis, a esperança para os que deixavam seus países. Em New York, milhares descobriam o Brasil pelo revival que fizemos de Carmen Miranda. Com a chegada de Pelé. Com o Carnaval do Brasil no mais famoso hotel do mundo.

Eu, cheio de proud quando ouvia “I Love Brazil”.

A esperança nunca morre aos povos que festejam carnaval, danças, torneios esportivos, brincadeiras infantis. Na mais famosa e competitiva cidade do mundo, fiz a minha parte. Sempre zelando pela boa imagem do meu Brasil alegre, hospitaleiro, honesto, solidário, e bonito por natureza.

Teste o seu BR

Ary Barroso, criador de Aquarela do Brasil, nasceu no: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia? 2. Qual governador do Rio de Janeiro mandou construir o Sambódromo, local do desfile das Escolas de Samba: Chagas Freitas, Moreira Franco, Leonel Brizola? 3. Joãosinho Trinta, famoso coreógrafo, carnavalesco, nasceu: na Bahia, Rio, Pará, Maranhão? 4. Cantor e compositor de sucesso, criador de Samba- Enredo, não nasceu na Vila Izabel/Rio. Por que ele é conhecido e famoso como Martinho da Vila.

Encaminhar www.diadobrasil.com.br. Contato: diadobrasil@gmail.com. Ver Jota Alves e Jotany/FACEBOOK

Trilha sonora:https: