“Brazilians in América”, livro de Ricky Terezi em parceria com a fotógrafa carioca Anna Paula Pacheco, retrata algumas de nossas personalidades famosas e anônimas, “que vivem e ajudam a promover o nome de nosso país e de nossa gente nos EUA”. Na primeira edição são fotografadas pessoas em diversas áreas nas cidades de Los Angeles, Orlando, New York, Newark-N.J, dentre outras.
Dicas de Adriana BH
Maria de Lourdes nasceu em Jales, SP, tem 14 anos. Vive com os tios em Lisboa. Diz não gostar de novelas brasileiras. “Baixo astral, intrigas, fofocas, culturalmente horríveis”. Discute com a mãe por isso. Quer se corresponder com brasileiros q gostam da história luso-brasileira, mitologia, música clássica. Quer saber se há Brazilian Day em Portugal e Espanha. Ela colabora enviando lista de países e suas capitais. (Maria, Lisboa).
Erika Ozford Brazil. Melbourne, Vitória, Austrália · Melbourne no estado de Victoria na Austrália é um lugar magnífico! Austrália é um dos poucos países que dá a oportunidade para o brasileiro estudar e trabalhar. Já pensou em estudar em Melbourne? Eu posso te ajudar. Entre em contato.
Fabiano Marques tem bandas para carnaval, festas, shows. Newark. NJ. USA 862.2732215. marthasachser @gmail.com, NY faz ensaios fotográficos e registra casamentos, eventos. Acesse Portal Canadá para estudantes, bolsistas: info@portalcanada.com
www.diadobrasil.com.br não é blog comercial. Mas, pode enviar agenda de eventos, logo marca de sua empresa, informações úteis à comunidade brasileira pelo mundo, para: odiadobrasiljny@gmail.com
Importante saber, anote: Rodrigo Maia, carioca, é o novo presidente da Câmara Federal. Ele substitui o presidente da República. Eunício Oliveira, cearense, o novo presidente do Senado. Edson Fachin, gaúcho, é o relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal. Ele foi escolhido por votação para o lugar do ministro Teori Zavascki morto em acidente aéreo.
O Sistema Prisional brasileiro continua manchando mais ainda a imagem do nosso país. O governo federal e estadual nos últimos 50 anos foram jogando o problema pra debaixo do sofá. A sujeira cresceu. Tá tudo podre. E continuam “quebrando” o galho com atalhos. Mas, com tecnologia, honestidade, vontade política, o problema pode ser sim resolvido.
É tanta gente caindo, condenada, presa, que não dá para listar todos. O certo é que o Juiz Sergio Moro e equipe da Lava Jato continuam fechando o cerco aos corruptos. O primeiro grande volume de delações e processos depende agora do Supremo Tribunal Federal.
Amiga, onde estiver faça seu exame anual ou semestral. O câncer aumentou 31% nesses últimos quinze anos no Brasil. No sistema respiratório e cólon são os mais letais. Em terceiro lugar, o câncer de mama. Febre amarela preocupa. Zika e dengue também ( Irene Poconé, Suíça).
Opinião: Trump assusta.
Mas, governantes europeus acabam de se reunir para barrar o tsunami de africanos entrando pela Itália. Há 21 milhões de refugiados pelo mundo.10 milhões de imigrantes a espera de vistos de entrada. O problema é universal. No México, defendem a construção de muros para conter guatemaltecos, latinos, que entram no México e de lá atravessam para os Estados Unidos, Canadá.
A França constrói muros. A Hungria também. Milhares de venezuelanos estão entrando pelas fronteiras do Brasil indo para o Ceará, Espírito Santo, Paraíba. Mais bolivianos chegam a São Paulo. Haitianos perambulam por nossas cidades sem emprego. Africanos, no centro de São Paulo, já dominam prostituição, contrabando, roubo de celulares, tráfico de drogas…
Para os 21 milhões de refugiados a solução seria um consenso entre os maiores países: 5 milhões para o Brasil. 5 para a Rússia. 4 milhões para Austrália. 4 milhões Canadá. 2 milhões Nova Zelândia. 1 milhão para a Alemanha. Sucede, porém, que a maioria sonha o sonho americano. Imigrantes, refugiados, querem melhorar de vida nos Estados Unidos que abriga 6% dos imigrantes do mundo.
E como o Tio Sam conseguiu manter-se economicamente e socialmente podendo receber milhões de estrangeiros? Por que seus fundamentos de Lei e Ordem, liberdade de expressão, tecnologia avançada, boas universidades, modo de vida, funcionam e foram mantidos até agora.
O mundo muda. A França, Bélgica, Alemanha, Inglaterra, sofrem pressões e desgastes em seus sistemas de escola, saúde, moradia, segurança. Até quando terão dinheiro para pagar tudo? ( de graça, para quem usufrui).
Desemprego, insegurança financeira e social, criam conflitos internos que abalam a segurança de todos. Estão os Estados Unidos preparados para essa mudança global tão rápida? Podem acolher mais 5 milhões de imigrantes? Conceder visto de permanência para mais 10 milhões? Acomodar 5 milhões de refugiados em período social tão curto?
Sou naturalizado cidadão norte-americano. Imigrante da leva 1970. Torço para que todos tenham a mesma chance que eu tive. Estudei, trabalhei, formei família. Meus filhos todos formados. Comprei imóveis para pais, tios, irmãos, no Brasil, graças ao american way of life. À estabilidade econômica, social, cultural. E, principalmente, ao Ward Work do povo americano.
Torço para que todo imigrante, refugiado, melhorem de vida. Mas, os tempos são outros. E não é só de caridade. Há interesses e conflitos ideológicos, religiosos, políticos, econômicos. O tempo do Trump dirá como será. (Paulo Lins, Boston).
Nota do blog: Vale lembrar que o muro EEUU –México começou a ser construído em 1994 com 1.050 km prontos. O presidente Trump quer acelerar a conclusão da obra com parte horizontal e valas. No final o muro terá 3.020 km de extensão.
Dica vermelha:
O que você foi fazer no exterior? Melhorar de vida. Concentre-se no seu objetivo. Não participe de arruaças e depredações no país que te recebeu. Não se deixe usar por interesses e brigas ideológicas, religiosas, políticas, grupais, pessoais. Gosta de luta política? Tem posição ideológica definida? Quer mudar o mundo? Mude primeiro o Brasil. Volte e lute!
Para não perder foliões e turistas São Paulo lidera em criação de blocos carnavalescos. 510 já estão registrados. Aumento de 30%. A corrupção no governo do Rio de Janeiro (Sergio Cabral, primeira dama, secretários, empresários do esquema, presos) fez as Escolas de Samba encolher. Blocos, sem patrocínio, não desfilarão. Mas, os turistas estrangeiros garantem 80% de ocupação hoteleira. 70% dos ingressos para o Sambódromo já foram negociados.
Brasileiros na Austrália lideram em carnaval pelo mundo. A festa com sabor verde amarelo acontece em várias cidades do país amigo. Em Nova York, carnaval em bares, restaurantes. Carnaval na Alemanha, Canadá, Itália, Paris, Amsterdam, Japão, e neste ano até na China. Em Xangai, aconteceu o Brazilian Day organizado pela gaúcha Natalia Gazolla.
Preta, Preta, Pretinha: Continua o patrulhamento, perseguição, censura, em cima de músicas. Grupos como o das Mulheres Rodadas, Rio de Janeiro, querem “proibir” marchinhas de carnaval do passado. Censurado, fizeram exceção ao clássico Tropicália, de Caetano Veloso. Trecho da canção: “O monumento é de papel e prata/ Os olhos verdes da mulata/ A cabeleira esconde atrás da verde mata/ O luar do sertão e viva a mata, ta, ta e viva a mulata, ta, ta, ta.
Onde racismo e machismo na letra? Nos olhos verdes da mulata? Claro que Caetano buscava rima para mata- mulata- ta, ta, ta. E o que dizer de Preta, Pretinha, dos Novos Baianos, classificada em 20* como umas das 100 melhores músicas brasileiras. Versos de energia positiva. Bonitos. (Irene Poconé, Suíça).
Sou negro, baiano, onde nêga, neguinha, mulata, não é buling. Nem machismo. Nem sexismo. Chamo minha irmã querida de Pretinha. Minha avó de Princesa Izabel e minha mãe de Nêga Linda. Festança pura quando saio de Paris para revê-los. São frases, expressões, apelidos, costumes, da negritude baiana, ditas com amor e carinho. Não deixe sua filha mulata ter vergonha de ser Mulata educada, amiga, solidária. (Santana, Paris).
Mulata nunca foi, não é, depreciativo. É elogio ao meio termo dos extremos. Até isso radicais frustradas, confusas, piradas, querem nos tirar? Assim começa o fundamentalismo cultural q leva à destruição de museus, livros, músicas, monumentos, de cidades históricas. Hitler fez isso. Stálin fez isso. A revolução Cultural de Mao-Tse-Tung fez isso. Radicais, fanáticos, estão fazendo isso. E agora no Brasil querem arrasar tudo e começar o Novo? Que novo? (Xangô, Montreal)
Todo esse pessoal do ativismo sem eira nem beira, Nem- Nem, cabo eleitoral, admira os ideais socialistas. Pois, devem ir a Cuba e ver como mulata e negra são respeitadas, admiradas. Aliás, muito em breve, Cuba vai bombar em turismo, cultura, hospitalidade. Exatamente pelo bom humor e beleza de sua gente, de suas mulheres bonitas e das mulatas cubanas que se orgulham de sua cor. Não tenham vergonha de ser mulata. Viva a Mulata Brasileira, Viva a mulata Cubana, Americana, Angolana, Viva as Mulatas da Venezuela, do Caribe todo, Viva as Mulatas de Cabo Verde, Moçambique, Guiné? (Joaquim, filho de português com negra baiana, Canadá).
“Discordo do veto às canções. As marchinhas não foram escritas para desrespeitar as pessoas. Não consideramos essas marchinhas ofensivas. Quem as compôs, certamente, não tinha essa intenção. Carnaval é uma grande brincadeira. Essa polêmica não vai levar ninguém a lugar algum e até desmerece o carnaval. O preconceito está mais dentro das nossas cabeças do que nas marchinhas. (Pedro Ernesto Marinho, presidente do Cordão do Bola Preta, o mais tradicional bloco carnavalesco do Rio de Janeiro).
Os Novos e Velhos Baianos, Martinho da Vila, Alceu Valença, Caetano, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Sambistas, Escolas de samba, reajam a censura contra músicas e contra a beleza de nossas mulatas. Não deixem grupelhos com apoio de gente na mídia, web, descascarem e jogarem fora tudo q foi criado no Brasil em música de carnaval, a maior festa popular do mundo. (Maria Rosa, Roma).
Branca é branca, preta é preta, mas, a mulata é a tal, é a tal! (Adriana BH)
A gente sai do Brasil, mas, o Brasil não sai da gente
Teste o seu BR
Quem criou “Oh Abre Alas que eu quero passar”, a primeira marchinha do carnaval brasileiro? Jamelão foi o primeiro a cantar o Hino Nacional no terceiro Brazilian Day, Rua 46, New York. O cantor foi puxador de samba de qual Escola de Samba do Rio? Santos Dumont nasceu no Rio, BH, Vitória, Campinas? Na formação dos Novos Baianos, grupo musical de grande sucesso, só havia uma mulher. O nome dela?
Trilha sonora:
Divulgue. Encaminhe www.diadobrasil.com.br. Notícias, textos opinativos, agenda de eventos, logo marca, e-mail, enviar para: odiadobrasiljny@gmail.com. Este não é blog comercial. Editado por Jota Alves, criador do Brazilian Day, com Adriana BH e Irene Poconé. Seja você também um colaborador em prol de brasileiros no mundo.