Ivete Sangalo: “Muito prazer. Meu nome é felicidade. Foi disparado o melhor Carnaval da minha vida”.
A provar que carnaval não é ópio do povo. Nos desfiles das Escolas de Samba muita história, geografia, sociologia. Sincretismo religioso. Em São Paulo, a Padroeira do Brasil foi homenageada. O nu deu lugar à beleza natural de passistas, porta-estandartes, Rainhas, Madrinhas de bateria, Musas.
São Paulo prova que não é mais o “túmulo do samba”. Deu azul e branco: Tatuapé ganhou o desfile. No Rio, a Portela. Mais e mais blocos em Sampa, BH, Recife, Olinda, Teresina, Belém, Goiânia…
Mais turistas. Hotéis lotados. Mais empregos, vendas, mais faturamento. Com todas as dificuldades amontoadas em anos, o brasileiro ainda pode se divertir, dançar, em suas Ruas e Praças, oferecendo ao mundo o Maior Espetáculo da Terra.
Dicas de Adriana
Anote: O novo ministro de Relações Exteriores é o senador Aloisio Nunes. Com problemas de saúde dificultando viagens longas José Serra pediu para sair. Volta ao Senado. O brasileiro Roberto Azevedo foi reeleito para chefiar a OMC: Organização Mundial do Comércio.
Mangabeira Unger, mestre em Harvard, ensina: as dificuldades dos Estados Unidos com o México podem melhorar o comércio do Brasil. Exportamos grãos, frutas, açúcar, alimentos processados, bebidas, carne bovina…
Olha essa: o Brasil tem a maior taxa de depressão da América Latina. A Organização Mundial de Saúde divulga que 4,4% da população mundial sofre com depressão. Entre nós, 5,8% da população padece do mal que afeta o cotidiano da pessoa e pode levar ao suicídio. Ganhamos também em ansiedade. 9,3% de nossa gente tem transtornos de ansiedade.
A partir de 15 de março as companhias aéreas vão cobrar a bagagem. Acabou a franquia para voos internos e internacionais. Mas, o preço da passagem aérea não vai baixar. Mais uma facada aprovada pelo Congresso e Governo.
Indo para o Brasil curtir sol e praia? Anote: Tem “Protetor Solar” que não está protegendo: Sundown, L’ Oreal, ROC, Sun Max, La Roche.
O brasileiro carrega a cultura da sonegação. O vendedor costuma não entregar a nota fiscal. O comprador “deixa pra lá”. Município, estado, país, ficam sem arrecadar. O prefeito João Dória, SP, lança sorteio de 1 milhão de reais entre os que pedirem a nota fiscal.
Pela internet estão fofocando que o cabeleireiro de Donald Trump é brasileiro de Recife. Fofocaram que cozinheiro de Michael Jackson era brazuca. E era mesmo. Dona Maria, a Dama de Copas, chefia a gangue Bonde do Neguinho. A mulher, dizem, é uma fera. Manda matar com a maior frieza. Feministas ou exibicionistas, tiram as roupas para mostrar o que? Provocar quem? Ou é marketing, propaganda?
O carnaval bonito, livre, solto. Poucas ocorrências para o número de foliões pelas Ruas, Praças. Há mais nudez nas nossas praias, BBB, do que nos desfiles das escolas de samba.
No Dia Internacional da Mulher brasileiras continuam desfilando com bandeiras vermelhas, palavras de ordem das antigas. A militância feminina atrelada a partidos políticos, dominada por dogmas ideológicos que fracassaram, é atraso segurando as possibilidades econômicas e sociais da mulher brasileira, latina.
A modelo pernambucana Fernanda Oliveira está sendo crucificada pela campanha publicitária da Ives St. Laurent. Feministas boicotam a empresa e pedem que o comercial, out door, saiam do ar. Aliás, empresas de perfume e roupas sempre usaram a mulher como objeto sexual para vender seus produtos. (Alguns comerciais de griffe famosas).
Sou vascaína. Mas, felicito os tricolores pelo mundo, ou o time “pó de arroz”, como dizia meu avô, flamenguista roxo. Fluminense campeão do Carioca!
Dica da quinzena: Tá trabalhando, estudando, melhorando de vida? Mate a saudade pela internet. Goiabada, palmito, guaraná, doce de leite, feijão preto, leite de coco, são vendidos pela Europa, Estados Unidos, América Latina, Ásia. A dica é: Fique por ai. A barra no Brasil tá pesada. O governo tentando fazer reformas que não foram feitas em séculos. Se não conseguir, a barra vai pesar mais ainda. 15 milhões de desempregados. 5 milhões de Nem- Nem (Nem estuda, nem trabalha). Good luck!
Parabéns aos que organizam e promovem carnaval brasileiro pelo mundo afora. Vocês ajudam a limpar a imagem do Brasil suja por políticos e governantes mentirosos, corruptos. Com vocês todo dia é Brazilian Day! (Adriana BH).
A gente sai do Brasil, mas, o Brasil não sai da gente
Teste o seu BR
Em qual país, pela primeira vez, mulher votou para eleger políticos? 2. Anita Garibaldi, heroína no Brasil e na Itália, nasceu no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, em Roma? 3. Quem é o cantor, ao lado de Jota Alves, no Brazilian Day, NY? 4. Em qual país há mais carnaval brasileiro: Estados Unidos, França, Japão, Austrália, Irlanda?
Trilha sonora:
Divulgue. Encaminhe www.diadobrasil.com.br Agenda de eventos, imagens, e-mail, enviar para: odiadobrasiljny@gmail.com. Ver Jota Alves FACEBOOK.