Paulista, 18 anos, André Vargas foi aprovado para estudar na universidade Yale. Morador de bairro pobre em Embu das Artes, São Paulo, ele acordava às quatro da manhã, duas horas de ônibus. “Prestava muita atenção as aulas”.
“Minha mãe, diarista, tem quatro filhos. Sempre nos incentivou. Mas, na cultura da minha comunidade não existe ambição. Quando eu dizia que queria estudar numa escola de qualidade e fazer um curso superior, ouvia “que besteira, não se iluda”.
“Nunca me conformei com essa realidade. Minhas ambições eram maiores”. André Garcia já tem bolsa na Yale. Espera resultados das mundialmente consagradas Harvard, Brown, Notre Dame.
Dicas de Adriana BH
Maracanã: Ícone do Brasil. Do futebol mundial. Abandonado, sujo, depredado, saqueado. Roubaram dinheiro, muito dinheiro, da “reconstrução” do estádio para a Copa do Mundo e Olimpíadas. Informam que SETE MIL CADEIRAS “sumiram” e estão sendo vendidas como “souvenir do Maraca”. Roubaram fios de cobre, eletrônicos. O Maracanã leva o nome do jornalista pernambucano Mário Filho, irmão de Nelson Rodrigues. Pois não é que roubaram o busto do jornalista.
A maioria de brasileiros que concluíram doutorado no exterior nos últimos quatro anos é mulher. 14.173 brasileiros obtiveram título de doutor fora do país entre 1970 e 2014. Desse total, 8.357 (59%) são homens e 5.786 (41%), mulheres. A partir de 2012, porém, o público feminino passou a ser maioria, chegando a 60% do total em 2014.
Informam que dois brasileiros, de 31 e 33 anos, escalaram o portão de entrada do Coliseu, em Roma, e caíram de uma altura de quatro metros. Um deles tem fratura grave na bacia. Os dois foram denunciados por invasão de edifício público. Não façam isso. Não sujem, escalem, depredem, patrimônio público ou privado dos países que visita ou pretende morar. Basta a sujeira feita na imagem do Brasil por políticos e governantes corruptos e pelos aproveitadores da comunidade no exterior.
Viajando ao Brasil, para Minas Gerais: Olho na febre amarela/ Olho na zika, tuberculose, sífilis, hepatite/ Como dizia meu avô: a maré não tá pra peixe. Pense bem se vale a pena regressar agora para o torrão natal. Insegurança na economia, nas finanças, e nas Ruas.
Carnaval: o maior ícone da cultura popular brasileira passa por maus momentos. Famoso no mundo todo. Divulgador do turismo, o carnaval tem levado milhões ao Rio, Salvador, Recife. Mais governadores e mais prefeitos deixam de organizar carnaval.
Uns por incompetência. Outros por corrupção: Eles não têm dinheiro para carnaval, Natal, S. João, 7 de setembro, Ano Novo. Afinal, o que eles governam, administram? São os que deixam governo e prefeitura com dividas, salários em atraso. Mas, compram imóveis, fazendas, carrões para os filhos, e descansam no exterior.
Com a crise de dinheiro, emprego, insegurança nas Ruas, Praças, transporte coletivo, o brasileiro(a) passa + tempo vendo TV. A Kanter Ibope informa: em 2016, mulher passou 6 horas e 34 minutos diante da TV. Homem: 5 horas e 57 minutos. E 90% de brasileiros dependem do “lazer” da TV aberta e dos produtores “culturais”: Faustão, Silvio Santos, Datena, Big Brother Brasil…
No Brasil, Ana Cristina: “na sexta, chego em casa e assisto TV até domingo as 22 horas. Ir ao cinema com as crianças é caro”. Nos EEUU, Maria das Graças, 15 anos: “minha mãe fica grudada na TV vendo novelas brasileiras. Não gosto. Garbage (lixo). Não aprendo nada com as coisas que a TV Globo mostra. Quando quero boa informação e cultura consulto fontes mais confiáveis”.
Dica vermelha: Aproveite bem o seu tempo. Você lutou para chegar ai. Use as opções culturais gratuitas: museus, cinema, classes de dança, yoga, leitura de livros, histórias, zoológicos, igrejas, associações, passeios, parques, trilhas ecológicas. Limite seu tempo na TV. Não fique em casa vendo novela. Selecione programas que podem melhorar a sua vida social e cultural.
MAIS UMA VERGONHA: o Brasil não consegue administrar as suas prisões (leia-se Legislativo, Executivo, Judiciário) E vem ai mais rebeliões com + mortes, cabeças rolando. Baderna nas Ruas, fogo em ônibus. Nem na caverna o homem arrancava coração de homem. As imagens são fortes sim. Mas, chega de tapar o sol com peneira. O Brasil está esfarelado. embrutecido, grosseiro. A barbárie made in Brazil é realidade!
As novelas da TV Globo ensinam adultério, incesto, pai sacaneando filho, neto roubando de avô, irmãos em briga, roubo, esperteza. Hipnotizam donas de casa, avós, avôs, os NEM- NEM (nem estudam nem trabalham). Enquanto isso a barbárie cresce no nosso Brasil.
Todos os presidentes e governos jogaram a sujeira do Sistema Prisional Brasileiro para debaixo do tapete. Foram administrando com quebra-galho.
Mais dinheiro para governadores corruptos. Transferência de presos. Apinhados como porcos.E a podridão escondida. Facções dominam presídios.
Dica azul: Parabéns aos que organizam, promovem, divulgam, carnaval pelo mundo. Cada povo tem sua festa popular. Nós temos o carnaval. Que não é, como diziam/ dizem: “ópio do povo”. Ópio do povo é a corrupção. É político mentiroso, espertalhão. Você não curte carnaval? Ok. Mas, no exterior, não custa nada ser solidário, dar uma mãozinha, para um momento de descontração no bar, hotel, associação, clube, igreja, Rua, parque. Carnaval sem apelação, sem pornografia. Animado. Alegria, Alegria.
Falando em carnaval não deixe de ler Meu querido Waldorf Astoria em www.oreporternahistoria.com.br. Tem curiosidades do mais famoso hotel do mundo comprado por chineses para construir apartamentos de luxo. Curiosidades do Carnaval do Brasil que Jota Alves promoveu por 15 anos consecutivos no Grande Salão do WA.
De Erica Oxford Brazil: “Melbourne no estado de Victoria na Austrália é um lugar magnífico! Austrália é um dos poucos países que dá a oportunidade para o brasileiro estudar e trabalhar. Já pensou em estudar em Melbourne? Eu posso te ajudar com valores e dúvidas, entre em contato.
Abrimos esta edição com Parabéns André Vargas, paulista de 18 anos. O jovem guerreiro passou em teste para estudar na universidade Yale, Estados Unidos.
Com André Vargas todo dia é Brazilian Day. (Adriana BH)
Envie imagens, notícias, de brasileiros conquistando espaços, fazendo sucesso no exterior, para o diadobrasiljny@gmail.com
A gente sai do Brasil, mas, o Brasil não sai da gente
Teste o seu BRA
Quem marcou o primeiro gol no Maracanã: Heleno de Freitas, Ademir, Jair, Chico? 2. A quem Jota Alves dedicou o Primeiro Brazilian Day celebrado no 7 de setembro de 1985: Ulysses Guimarães, José Sarney, Tancredo Neves? 3. Qual o nome do maior bloco de carnaval do Rio de Janeiro? 4. Com quantos países produtores de cocaína o Brasil faz fronteira?
Trilha sonora:
Divulgue. Encaminhe www.diadobrasil.com.br. Noticias, imagens, e-mail, enviar para: odiadobrasiljny@gmail.com. Ver www.oreporternahistoria.com.br JotanymtAlvesFACE.