História

baiana CHINA00 CHINA001 CHINA03 brahma “O Dia do Brasil aconteceu, pela primeira vez, em setembro de 1985, na Rua 46, centro de Nova York. Na qual me estabeleci ao chegar de Moscou com diploma de Direito Internacional para tentar um posto na ONU. Desde a fundação do jornal The Brasilians eu sonhava com desfile verde e amarelo pela Quinta Avenida, local das paradas de irlandeses, italianos, alemães, latinos, asiáticos.

O momento surgiu com a explosão de liberdade e alegria pelo fim da censura imposta pela ditadura. Eu o dediquei a Tancredo Neves, líder do movimento democrático, governador de Minas Gerais, candidato vitorioso à presidência da República. Ele morreu antes de assumir o cargo”. (O primeiro palco do Brazilian Day foi patrocinado pela Brahma. Comigo, o coral da Igreja Adventista de Queens. Pela primeira vez o Hino Nacional foi cantado em Nova York).   

prefeitoNYEdward Koch 01  

No palco, o prefeito Edward Koch, fez algo inusitado, assinou ali, a Proclamação do Festival da Independência do Brasil. Foi delirantemente ovacionado. Ouvia-se gritos “I love you Koch”.  Ele respondeu:”Obrigado, Mister Alves, obrigado brasileiros por esta bonita festa em nossa cidade”

crianca2 brasil bd

Em Changai

ft08 CHINA04

Foi um “primeira vez” emocionante. Crianças e idosos que nunca haviam ouvido falar em Brasil ficaram extasiados com sons e cores vibrantes. O Brazilian Day aconteceu em Xangai, a Nova York da China, graças ao entusiasmo, coragem, brasilidade, da gaúcha Natalia Gazzola. Foram dois anos consecutivos com desfile de fantasias, torneio de futebol, culinária. Mesmo com uma comunidade brasileira pequena há planos para o Brazilian Day em Xangai e Pequim.

Fotos, vídeos, lembranças, envie para jotalvesnymt@gmail.com