Saber que Mister Olavi Eriksson, 92 anos, descobriu o Brasil pelo samba, pelas nossas cores e alegria, nos conforta, compensa decepções e frustrações.
Por que e para quem promovemos a imagem do Brasil?
O empresário que oferece negócios, investimentos, oportunidades; o cientista que nos enche de orgulho; o estudante que se destaca; a professora que ensina português com sotaque brasileiro; o cozinheiro que oferece o sabor dos nossos pratos; o gol e a técnica do nosso jogador de futebol; a voz do cantor (a); o músico a divulgar os nossos ritmos; o charme e a beleza da mulher brasileira; nosso artista plástico e sua arte nacional-universal; o verde e o amarelo, o azul e branco, da nossa bandeira; são oferecidos ao mundo com “muito orgulho”. Os que ensinam a sambar, os anônimos e voluntários dos vários ritmos e danças, promovem a boa imagem do Brasil.
E por que a promovemos? Para nos unirmos e para que mais e mais pessoas “descubram” o Brasil. Para que mais e mais pessoas queiram visitar e conhecer o nosso país. Para criarmos e termos mais e mais amigos no exterior. Para que a comunidade se fortaleça, se destaque. Exatamente isso é o que fazemos ao celebrarmos o Sete de Setembro, A Festa da Independência, a Semana do Brasil, O Dia do Brasil/Brazilian Day. Anônimos, famosos, conhecidos, desconhecidos, somos todos Relações Públicas do nosso país. E para isso não é preciso ser dependente de governo.
Mister Olavi Eriksson descoberto pela Escola de Samba Papagaio de Helsinque é agora seu Membro Honorário. E ele foi alem de “descobrir” o Brasil. È participante ativo nos desfiles e festas da comunidade. Tem sido convidado para programas de TV, Rádio, nos quais fala do samba, do Brasil. È noticia. È celebridade. È divulgador gratuito do nosso país. Ele está impregnado do Brazilian feeling. Thank you Míster Olavi Eriksson por “descobrir” e gostar do meu país (*Jota Alves).
Dicas de Adriana
Destaque para a programação da Festa da Independência em Boston com cerimônia do hasteamento da bandeira, execução do Hino Nacional, solenemente como deve ser. Também destaco a agenda de eventos com atividades para as crianças de pais brasileiros. São 20 anos de comemoração das Mulheres Brasileiras, grupo verde amarelo, e colaboradores, entre os quais o jornal Brazilian Times e o consulado brasileiro.
Pela primeira vez no Brazilian Day de Nova York- agora BR por imposição da TV Globo- um convidado da empresa dona do palco, meteu a boca no trombone. O cantor e ator Fábio Jr. com uma bandeira cobrindo os ombros desancou o pau no governo. De repente, o capeta baixou na Rua 46 e começou a gritar “Dilma vai tomar no c…”.
Se o governo nunca deu bola para a festa da independência no exterior, agora sim, que a coisa ficou preta. Aliás, a festa em NY se destaca pela quantidade, não pela qualidade de sua programação. Virou business para a TV Globo Internacional. E baixaria, mandando a presidente do Brasil tomar no c. Feio, grotesco, sujo, ruim para a imagem do Brasil.
O protesto teria sido mais eficiente com faixas, cartazes, camisetas, bonecos. Aliás, o Dia do Brasil que a TV Globo e organizadores arrogantemente e sem consultar a comunidade mudaram para BR virou show para vender produtos. Nada de civismo e cultura.
Destaque para as chamadas promocionais do Brazilian Day de San Diego. Concurso para cantores (as), caravanas, sorteios. Mais um sucesso em San Diego.
A Semana do Brasil, organizada por Silvana Magda, criadora da Lavagem da Rua 46, obteve audiência e sucesso. Continua ate meados de outubro.
A Festa da Independência em Newark, New Jersey, três dias e três noites, como sempre uma confraternização de brasileiros e portugueses. Barracas com pratos típicos, muito churrasco, samba, pagode e sertanejo. Entre os divulgadores os jornais Brazilian Press e Brazilian Voice.
E pela primeira vez o Sete de setembro com o titulo de Brazilian Day na Austrália. Aconteceu também em Dublin, na Irlanda. E mais celebrações na França, Alemanha, Suécia, Suíça. O Brazilian Day na Holanda. Em Los Angeles também crescendo. Em Fort Myers. No ano que vem em Miami.
O já famoso desfile da Escola de Samba Império do Papagaio, em Helsinque.
Favor Divulgar e Encaminhar o www.diadobrasil.com.br. Enviar imagens das festas da independência, do Brazilian Day, calendário de eventos, para: odiadobrasijny@gmail.com
Aos que organizam Festa da Independência, aos que desejam promover Brazilian Day, a dica é: fortalecer o evento junto à comunidade local, regional, ampliar contatos com as autoridades locais, convidar e aceitar a colaboração e participação de outras nacionalidades sem perder o direcionamento do evento, que deve ser verde e amarelo, bem brasileiro, pois se trata da nossa Data Nacional.
E lembrar-se da Grande Dica: não entrar naquela de “mamãe to na Globo”. Não dar exclusividade para nenhuma emissora de TV ou Rádio que ao longo dos anos irá açambarcar o evento para si, descarnando a celebração de seu espírito cívico, patriótico, vitais quando se vive em país estrangeiro. Dar prioridade aos artistas e músicos locais. Convidar cantores/as e a imprensa em geral.
Há mais celebrações do Sete de Setembro no exterior que no Brasil. Poucas escolas desfilam. Universidades não hasteiam a bandeira do Brasil/ Desde que a TV Globo Internacional passou a dominar o Brazilian Day de Nova York as demais emissoras de TV não noticiam, não destacam às celebrações pelo mundo afora. A imprensa de alcance nacional não divulga o evento de grande importância para a imagem do país. Há apenas dois espaços, no Brasil, divulgando as comemorações da Independência do Brasil no exterior: www.diadobrasil.com.br e Jota Alves/Facebook. È preciso que os sites e Face dos Brazilian Day fiquem ativos o ano inteiro, troquem experiências, intensifiquem a colaboração. Será bom para todo mundo!
A gente sai do Brasil, mas, o Brasil não sai da gente
Mais Dicas:
Bom momento para transferir dólar para o Brasil. Negocie o câmbio/ Fique atento, acompanhe a situação do governo. Não pense que por estar no estrangeiro você deve deixar de se interessar pelos problemas que enfraquecem o Brasil. Inflação, carestia, valor do dólar, corrupção, crime, droga, tudo vai influir direta ou indiretamente na sua vida e na de sua família.
A grade televisiva dedica maior tempo à culinária, novela, futebol, humor grotesco, cosméticos, dietas, sexo, fofocas/ O brasileiro pouco sabe da política externa do governo que faz o que quer sem dar satisfação ao Congresso, à imprensa/
Depois do presidente agora é a vez do Vice Presidente da CBF. Na marca do pênalti. O FBI investiga contas bancárias e investimentos no exterior/ Dunga indo bem na seleção. Torcendo pela volta por cima dos 7 x 1 da Alemanha/ Não é novidade que os valore$ para as Olimpíadas tenham triplicado. Faz parte das obras made in Brazil/
Trabalhando, estudando, moradia, novos amigos? Não volte agora. Espere/ Tem filhos menores, adolescentes? Não volte agora/ Quem estuda? Quem estará preparado para a vida adulta, profissional, com QUATRO meses de greves em universidades federais?/
A cada novela a TV Globo oferece ao povo mais um canalha, mais uma ladra, mais um bandido bonitinho, “amigo” Robin Hood da comunidade. Os “dramaturgos” globais continuam repicando Nelson Rodrigues. O filão é sempre o mesmo: filho roubando pai, irmão traindo irmão com a cunhada, neto mandando matar avô, mãe adúltera, incesto, aulas de malandragem, é o vale tudo para ganhar audiência/ Não há na TV um especial de teatro, ópera, balé, música clássica, biografias, seriados, debates, que eduquem e melhorem o conhecimento da população/ Por enquanto o preço das passagens aéreas internas continua baixando. Faça reservas pela internet/Aproveite o seu tempo no exterior: aprenda mais um idioma, faça cursos, vá a museu, teatro, faça exercício, economize. Não use o seu tempo livre sentado em casa vendo novelas da Globo. Elas não acrescentarão nada à sua família e principalmente à cultura e inteligência de seus filhos.
A internet encurtou a saudade, hoje você fala e vê mãe, pai, avô, tia, madrinha, amigos (as). Você pode comprar na Europa, EUA, Austrália, América do Sul, goiabada cascão, palmito, guaraná, farinha, leite de coco. A saudade em tempos de web é outra/ Cuide-se. (Adriana Berger, de Berlim/Boston/Joinville).
Teste o seu BR
1.Onde, ano, dia, do primeiro Brazilian Day? 2. Há uma estátua de Jose Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência do Brasil em Nova York. Onde? 3. Com quantos anos e onde morreu D. Pedro I, o Proclamador da Independência do Brasil? 4. Quantas escolas brasileiras desfilaram no último Sete de Setembro? Quantas universidades hastearam o pavilhão nacional? Quantas emissoras de TV dedicaram especiais ao Dia Nacional?
Encaminhe www.diadobrasil.com.br do e para o exterior. Imagens, noticias, agenda de eventos, logo marca, e-mail, envie para: odiadobrasiljny@gmail.com
* Jota Alves, fundou o jornal The Brasilians e criou o Dia do Brasil em Nova York. Formado em Direito Internacional, Moscou. Exerceu funções de Secretário de Governo em Mato Grosso. Edita www.oreporternahistoria.com.br e www.diadobrasil.com.br. Ver Jota Alves Facebook.
Trilha sonora desta edição: