Do Beco das Garrafas para Nova York. 1. Dom Salvador com Jorge Ben e Do um Romão. 2. No The River Café Dom Salvador com samba-jazz, ritmos brasileiros, enfeita mais ainda a bela vista ao pé da famosa ponte do Brooklyn.
Paulista de Rio Claro, Dom Salvador foi para o Rio. No Beco das Garrafas, ninho da bossa nova e de ritmos inovadores, criou o trio Rio 65 em homenagem ao Quarto Centenário do Rio de Janeiro. Reuniu músicos negros no conjunto Abolição que deu origem à Banda Black Rio. Em 1973, foi para Nova York.
Desde 1976, se apresenta no The River Café, ao pé da famosa ponte do Brooklyn. Com samba-jazz e sons brasileiros Dom Salvador abrilhanta mais ainda aquela vista maravilhosa.
E comemora 50 anos do Rio 65 em show de gala no internacionalmente conceituado Carnagie Hall. Onde em 21 de novembro de 1962 aconteceu o primeiro show de Bossa Nova no exterior. Criando, depois de Carmen Miranda, a segunda grande onda de música e cultura brasileira nos Estados Unidos, no mundo.
O iniciante Stevie Wonder com Sergio Mendes e Tom Jobim. Sergio Mendes abriu o show no Carnagie Hall e João Gilberto encerrou. Tom e Frank Sinatra. Desafinado foi gravado 11 vezes. Uma delas com um milhão de discos.
Com o antiamericanismo no seu auge radical havia torcida contra o show de Bossa Nova. “Vai ser um fiasco”. O pouco caso da imprensa induzia ao mesmo que diziam de Carmen Miranda: “ela voltou americanizada”.” Bossa nova é jazz tupiniquim”.
Na audiência, no Carnagie Hall, estavam os maiores expoentes da música e da canção norte-americana: Tony Bennet, Dizzy Gillespe, Mile Davis, Gery Muligan, Herbie Mann, Stan Getz, Ella Fitzgerald, Sarah Vaugh. Desde então, músicos brasileiros passaram a ser um “must” nos conjuntos e nas gravações de grandes nomes.
A bossa nova, como o futebol de campeões, elevaram a imagem do Brasil mundo afora. Atualmente, tão denegrida, pelas vergonhosas derrotas da seleção e pelo descaso e esquecimento dos que criaram e divulgam a música brasileira no exterior. Com Dom Salvador todo dia é Dia do Brasil.
Dicas de Adriana
Pena que não possa dar-lhes good news. Sombra cinza sobre os céus do Brasil. El Nino promete chuva, muito chuva, com riscos de novos desabamentos/ O país termina o ano 2015 com baita confusão no governo central e a administração paralisada/ O dólar oscilando entre 3.80 e 4.00/ Atenção: bolsistas brasileiros no exterior poderão sofrer cortes nos já poucos valores recebidos.
Delcídio do Amaral não foi o primeiro senador da República preso no exercício do mandato. Em 4 de dezembro de 1963, Arnon de Mello e Silvestre Péricles trocaram tiros no plenário do senado. O tiro de Arnon, pai do ex-presidente Fernando Collor, matou o senador José Kairala.
Os dois senadores foram presos em flagrante. A Justiça os absolveu. Delcídio do Amaral foi preso em decisão unânime do Supremo Tribunal Federal por obstrução da justiça.(Lava Jato)
Carmen Lúcia, ministra do STF, virou manchete pelo texto de sua sentença no caso senador Delcídio do Amaral, vale conhecer e salvar.
Começa nos EEUU o processo Petrobrás/ José Marin, ex-presidente da CBF, em prisão domiciliar, desfrutando de seu apartamento na Trump Tower, Quinta Avenida, NY/ Com mais escândalos, desta vez, com a prisão do líder do governo no Senado, a dica é: promover e divulgar as belezas e a cultura do Brasil separando país de seu governo e de seus políticos que (com raras e poucas exceções) denigrem a imagem do Brasil.
Gramado, Rio Grande do Sul, tem bonita decoração de Natal. Dinheiro curto. As vendas de Natal não estão aquecidas.
Vá ver a família no Natal. Encontre 2016 no Brasil. Mas, pense três vezes antes de se decidir em voltar. Se, tem filhos em idade escolar, a dica é: não volte agora.
Filho de brasileiro imigrante é candidato à presidência dos Estados Unidos/ Com os ataques terroristas a União Européia será mais rigorosa com visto de entrada e permanência/Cresce o número de brasileiros investindo em imóveis na Flórida.
Dom Salvador celebrou os 50 anos do trio Rio 65 no Carnagie Hall onde aconteceu o primeiro show internacional da Bossa Nova/João de Matos, para quem Jota Alve, ao regressar ao Brasil passou o Brazilian Day, com apoio da TV Globo Internacional continua repetindo que ele é o criador do Dia do Brasil.
O mundo sabe quem criou o Dia do Brasil, bancou cinco edições, sózinho. Só a Globo finge não saber. Omite o nome do criador do BD e cortou o nome da peruana Chabuca Granda criadora da música e do tema de Fina Estampa/novela da TV Globo. Edward Koch, prefeito de Nova York, com Jota Alves, no palco do Terceiro Brazilian Day. ( Adriana Berger)
A gente sai do Brasil, mas, o Brasil não sai da gente
Teste o seu BR
Estado novo, ditadura, democracia, por quantos anos Getúlio Vargas governou o Brasil? 2. Onde nasceu Sonia Braga/Gabriela Cravo e Canela: Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro? 3. A cantora Elza Soares foi mulher de Pelé, Garrincha, Jairzinho, Didi?
Trilha sonora:
Divulgue. Encaminhe www.diadobrasil.com.br. Imagens, agenda de eventos, logo- marca, seu e-mail, enviar para: odiadobrasiljny@gmail.com.
*Jota Alves, em Nova York, fundou o jornal The Brasilians, promoveu por 15 anos consecutivos o Carnaval do Brasil no mundialmente famoso Waldorf Astoria Hotel, criou o Brazilian Day. Formado em Direito Internacional, Moscou. Em Mato Grosso, seu estado natal, exerceu as funções de Secretário de Governo. Ver Jota Alves/Facebook.